EMAT - Eletromagnetic Acoustic Transducers

Os transdutores tipo EMAT são aplicados em situações onde os tradutores de ultrassom convencionais possuem dificuldade de acoplamento, seja por temperaturas altas, baixas, incrustações, superfícies muito corroídas que dificultam o acoplamento dos cabeçotes. Essa facilidade de inspeção é possível, pois os transdutores EMAT trabalham sem contato com a superfície a ser mensurada.

O ENSAIO

Um transdutor EMAT possui uma bobina de indução, uma capa protetora, um concentrador de fluxo magnético e um imã permanente. Uma corrente alterna alimenta a bobina de indução, causando oscilações eletromagnéticas que, por sua vez, induzem correntes de Foucault na superfície do objeto de teste. Estas correntes parasitas perturbam o campo eletromagnético criando as ondas ultrassônicas diretamente na superfície do objeto ensaiado, eliminando o uso de acoplantes e permitindo um afastamento do transdutor para superfície de inspeção.

Como a criação das ondas de ultrassom ocorre na própria superfície metálica, a inclinação do transdutor ou alteração na distância entre a bobina e a superfície não altera o campo acústico ou a direção na qual as ondas ultrassónicas são geradas. Esta é uma enorme vantagem de um EMAT comparadas com um transdutor piezelétrico convencional.

A IB-NDT possui equipamentos para medição de espessura em temperaturas entre -20˚C até 720˚C, nosso sistema pode operar com um “gap” entre o cabeçote e superfície de até 4mm. Com os acessórios pode ser usado em mapeamento continuo para tubos de fornalha de caldeiras.

APLICAÇÕES

1.    Tubulações que operam em alta temperatura;

2.    Vasos de pressão que operam em alta temperatura;

3.    Mapeamento de corrosão em superfícies irregulares;

4.    Fornos de processo;

5.    Coletores de vapor;

6.    Tubos de Caldeiras com incrustações;

Download informações EMAT - Eletromagnetic Acoustic Transducers

IBNDT_MEDI_ESPESSURA_EMAT_2017.pdf - (849069 bytes)
Inserido em 21/01/2021
Download