Memória Magnética do Metal

O método de memória magnética de metal é um ensaio não destrutivo com diversas aplicações. A IB-NDT possui a tecnologia para inspeção em tubulações enterradas com base no registro e análise dos “self-magnetic leakage fields” (SMLF) distribuídos sobre a superfície do item avaliado para identificação de regiões de concentrações de tensões. Com a padronização do ensaio atraves da norma ISO-24497-1:2007 o ensaio tem sido aplicado de forma não intrusiva para identificar ligações clandestinas, vazamentos, corrosão, deformações, desalinhamentos e trincas de forma qualitativa.

O PRINCÍPIO FÍSICO DO ENSAIO

Sabe-se que a concentração tensão ocorre em processos de corrosão, fadiga e deformação mais intensamente, são as principais fontes de ocorrência de danos nas estruturas. Consequentemente, a detecção destas regiões de concentrações de tensões é uma das tarefas mais importantes no diagnóstico do item avaliado.

Sabe-se que a maior parte das estruturas e equipamento de materiais ferromagnéticos são susceptíveis a "auto-magnetização" sob o campo magnético da Terra e influência das cargas de trabalho.

O processo de inspeção é realizado através da passagem do sistema de inspeção sob a tubulação com uma distância máxima de até 4,0m do trecho enterrado. O traçado da tubulação deve ser conhecido. Nos casos onde o traçado da tubulação não é conhecido poderá ser ofertado o sistema de Geolocalização de tubulações.

Dispositivo MMM-Nanoend® pode automaticamente monitorar e gravar os sinais versus a distância simultâneamente usando o navegador GPS integrado ao sistema. Toda a inspeção é gravada em cartão USB integrado no equipamento. Esta forma de coleta das informações permite a análise do espectro posteriormente, bem como, o envio via email para Engenharia da Intron Brasil ou do Cliente para análise em um computador pessoal.

A análise é pode ser realizada com auxílio do software que permite uma verificação automático dos pontos mais críticos.

Download informações Memória Magnética do Metal

IBNDT_SIIDE_2017.pdf - (1623021 bytes)
Inserido em 21/01/2021
Download