Líquidos Penetrantes

Método de ensaio não destrutivo convencional utilizado para detecção de trincas abertas na superfície em materiais sólidos e não porosos.

Este método emprega um líquido penetrante, o qual é aplicado na superfície, penetrando nas descontinuidades. Após um determinado tempo de penetração, o excesso é removido, aplica-se um revelador, sendo feita a observação das descontinuidades através da revelação do líquido penetrado. O penetrante pode ser aplicado por imersão, pincelamento, borrifamento. Deve-se evitar excessos, pois o mesmo deverá ser removido cuidadosamente. O revelador obrigatoriamente será aplicado através de borrifamento, com o objetivo de obter uma camada uniforme na região avaliada. Também poderão ser tipo fluorescente (aplicado para detecção de micro trincas).

Durante o ensaio é importante um bom controle de contaminantes, seja nos trapos, toalhas, papéis absorventes, removedor e na água utilizado para retirada do excesso de penetrante.

A superfície a ser ensaiada deverá estaar limpa, seca e livre de óleo, graxa, carepa, escória e outras substâncias que possam interferir no resultado do ensaio. No caso de inspeção de soldas ou outras áreas localizadas de uma peça, a limpeza deverá incluir também uma área adjacente de no mínimo 25mm de largura.

A IB-NDT realiza este ensaio com pessoal qualificado SNQC ou ASNT, para os seguintes materiais: Aços carbono, aços inoxidáveis ferríticos, martensíticos e austeníticos, aços liga, ferros fundidos e materiais não ferrosos.