Réplica Metalográfica

A IB-NDT conta com equipe especializada na extração de réplicas metalográficas em conformidade com a ASTM E1351 – 01 - Standard Practice for Production and Evaluation of Field Metallographic Replicas.
Uma avaliação de Caldeira ou qualquer componente sujeito a alta temperatura deve contemplar a análise metalúrgica. Porém a grande maioria das vezes é inviável a retirada de amostra para avaliação em laboratório. A réplica metalográfica permite a avaliação da microestrutura do item avaliado sem a retirada de amostra, também pode ser aplicada na caracterização de trincas.
A técnica consiste na preparação da região a ser analisada através de lixamento e polimento até a obtenção de uma superfície bastante polida e isenta de riscos. O lixamento é mecânico e o polimento poder-se-á ser mecânico ou eletrolítico (este último possibilita diminuir consideravelmente o tempo de preparação de superfície). Após esta preparação a superfície polida é atacada com reagentes químicos específicos para cada material e de acordo com o que se pretende visualizar.
A reprodução da microestrutura é feita em pedaços de folha de acetato bem fina, que se dissolve na acetona, possibilitando a colagem do acetato à superfície e assim reproduzindo a microestrutura. Este pedaço de acetato contendo a microestrutura replicada da superfície polida e atacada pode ser metalizado em ouro para um melhor contraste quando da observação em microscopia ótica ou eletrônica de varredura.
Também realizamos a metalização do acetato com ouro para avaliação de “Vazios” originados pelo processo de fluência.