Memória de Cálculo de Estruturas Estáticas e Dinâmicas

 

A IB-NDT elabora cálculos estruturais, seja para estruturas dinamicamente carregadas (Empilhadeiras de mineração, carregadores de navios, pontes rolantes etc) ou estruturas estáticas (Galpões, mezaninos, coberturas, prédios metálicos etc). As principais normas aplicáveis são:

  • NBR-8800 – Projeto e Execução de Estruturas de Aço de Edifícios.
     
  • AISC, Manual of Steel Construction - Allowable Stress Design.
     
  • NB-117- Cálculo e Execução de Estruturas de Aço Soldado.
     
  • NBR-6123 – Forças devidas ao vento em edificações.

Para estruturas estáticas para cada perfil é gerado o cálculo para à máxima combinação dos esforços (através de software específico), onde obtemos:

  • Barras que apresentam a última coluna (Axial + Momento ) menor ou igual a 0,80, estão com solicitação menor que 80%, portanto estão OK!
     
  • Barras que apresentam a última coluna (Axial + Momento ) maior que 0,80 e menor que 1,0, estão com solicitação menor que 100%, portanto estão OK!, no entanto, merecem uma atenção especial e uma verificação mais minuciosa.
     
  • Barras que apresentam a última coluna (Axial + Momento ) maior que 1,0, estão com solicitação maior 100%, portanto estão com problema. Estas barras serão analisadas caso a caso.

Para estruturas dinamicamente carregadas utilizamos software de elementos finitos. A análise numérica tem por objetivo a avaliação das tensões atuantes na estrutura e sua comparação com a máxima permitida, no caso, a tensão de escoamento do material. Além disso, determinam-se através da análise numérica as regiões mais solicitadas com o objetivo de otimização das rotinas de inspeção e manutenção.

Em função das práticas de ensaios globais, identificação e dimensionamento que a IB-NDT desenvolve incluímos em nosso modelo numérico os danos mensurados, com isso, geramos um modelo numérico bem próximo da realidade estrutural do equipamento.

Nas análises numéricas tradicionais não se considera a presença de defeitos iniciais (trincas, por exemplo) e adota-se o escoamento do componente mecânico como critério de falha. Desta forma, gera-se um modelo numérico irreal não se incorpora nenhuma variável que indique o nível de dano. Assim, assume-se que a falha do componente ocorrerá somente por escoamento.

Na análise estrutural de componentes mecânicos sujeitos a cargas alternadas cíclicas, em trabalho ou serviço, um modo de falha predominante é a fadiga.

Um dos critérios de estimativa de vida de fadiga baseia-se na curva de fadiga do material – σ-N, que relacionada a tensão cíclica com o número de ciclos até a falha.

A IB-NDT utiliza na determinação dos ciclos o método do algoritmo “Rain Flow”. Esta estimativa pode ser realizada no domínio do tempo, baseada na contagem de ciclos em cada nível de tensão determinado a partir da análise de um sinal gravado no tempo.

Download informações Memória de Cálculo de Estruturas Estáticas e Dinâmicas

IBNDT_MEMORIA_CALCULO_ESTRUTURAS.pdf - (1438029 bytes)
Inserido em 21/01/2021
Download